Passaram por aqui...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Norte Verdadeiro ou Geográfico (NG) e arquitetura

Na imagem acima esta representada o NORTE REAL em relação a minha casa. Conhecer o norte do local em que se vai realizar um projeto é de extrema importancia, pois atraves dessa determinação é que se pode ter ideia da movimentação do sol e dos ventos do lugar, e assim fazer um projeto com conforto termico. Deve-se evitar locais da casa como quartos por exemplo, que fiquem voltados para o poente, pois este receberá sol durante toda a tarde. O ideal, no caso do Brasil, que possui a maior parte do seu território ao sul da linha do equador, é que se tenha janelas e aberturas voltadas para o Norte pois assim haverá um recebimento de sol adequado durante o dia, sem sofrer com a falta ou excesso do mesmo.

5 comentários:

  1. Boa postagem, o norte verdadeiro é de suma importãncia para um bom projeto, devemos também lembrar que os ventos predominantes em consonância com a radiação solar e outras variantes é que darão o conforto térmico.
    Gostei...

    ResponderExcluir
  2. O nome certo para "Norte real" seria Norte Verdadeiro ou Norte Geográfico (NG), em oposição ao Norte Magnético (da bússola).

    ResponderExcluir
  3. No caso de Curitiba, deixamos o sol da manha para os ambientes funcionais e sol da tarde para os quartos, a fim de aquecê-los para a noite.
    O Brasil é muito grande, por isso o Sol deve ser estudado conforme a região.

    ResponderExcluir