Passaram por aqui...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Noções sobre Fatores Climaticos

Para os arquitetos não basta apenas ter noçõe ssobre os tipos de climas, mas tambem dos FATORES CLIMÁTICOS que variam de local para local na superfície terrestre. Esse fatores são, entre outros, circulação atmosférica, distribuição de terras e mares, topografia, revestimento do solo, latitude, longitude e radiação solar.

Circulação atmosférica -  E o movimento em grande escala da atmosfera, juntamente com as corrente oceanicas responsáveis por distribuir o calor na superfície terrestre, sem tal circulação a temperatura das regiões tropicais aumentariam exageradamente enquanto que a temperatura das regiões polares cairiam cada vez mais.

Topografia - Diferenças no relevo do solo implicam no recebimento diferente da radiação solar, um solo muito acidentado " pode se constituir em barreira aos ventos,modificando, muitas vezes, as condições de umidade e de temperatura do ar em relação a escala regional".

Terras e Mares - As brisas, conhencidas como terra-mar, ocorrem da seguinte forma: a agua demora mais parar reter energia (calor, frio, etc) do que o solo; portanto durante o dia o solo se esquenta mais facilmente e o ar se ascender da região mais fria (mar) para a mais quente ( terra) gerando a brisa mar-terra. A noite o movimento é inverso ja que a agua tambem demora mais para se resfriar, ocorre a brissa terra-mar.

Revestimento do solo-  Intefere nas condições climáticas locais " pois quanto maior for a umidade do solo, maior será a condutibilidae térmica." Tal afirmação pode ser fortemente sentida a nivel urbano, pois os revestimentos usados pelas construções e pavimentações das ruas alteram a drenagem do solo, sua umidade e porosidade, acarretando mudanças na umidade e consequentemente no clima local.

Longitude - E a distancia de qualquer ponto da terra em relação ao meridiano de Greenwich. "Esse meridiano é, por definição, o semicírculo que passa pelos pólos e pelo observatório de Greenwich, situado na Inglaterra". Pode medir de 0º a 180º a leste ou oeste do Meridiano. A longitude associada com a  latitude pode ser usada para descobrir a posição precisa de um local a terra. 

Latitude - A latitude é a distancia de qualquer ponto da Terra ( paralelamente) em relação a Linha do Equador, Pode ser medida de 0º a 90º ao norte ou ao sul do Equador. A latitude no Equador é igual a 0º.Pode-se então afirmar que quanto maior for a latitude de um local, menor será a quantidade de radiação solar recebida e, portanto, as temperaturas do ar tenderão a ser menos elevadas.
 
Radiação Solar -  A radiação solar varia em função da época do ano e da latitude devido ao movimente a Terra faz em torno do seu próprio eixo e ao redor do sol, que faz com que essa radiação não seja igual o tempo inteiro.A radiação solar é uma energia eletromagnética, de onda curta, que atinge a Terra após ser parcialmente absorvida pela atmosfera.

Tais noções tiveram como referência o capítulo 3 do livro Manual do conforto técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário