Passaram por aqui...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Climas

Nesse terceiro semestre, estou estudando uma materia muito interessante denominada Bioclimatologia e Sustentabilidade que me renderá posts muito legais! Para que se possa entender melhor sobre Bioclimatologia, achei necessário conhecer primeiramente os climas existentes, para depois aprofundarmos melhor os assuntos.
Os Climas no mundo são variados, pois para classifica-lo deve-se considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre outras características. No mundo se classificam pelo menos 10 climas:
Equatorial, Tropical, Subtropical, Ocêanico, Continental, Mediterrâneo, desertico, Continental, Semiárido, Frio(Subpolar), Frio de Montanha e Polar.

Climas do Brasil

O Brasil possue uma grande variedade de climas, devido a sua grande extensão territorial e sua localização. Seus principais climas são:

Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão.

Tropical: abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão (chuvoso)

Semiárido: esse clima do Brasil predomina no interior nordestino. A temperatura é elevada, com média de 27 °C, e as chuvas são escassas e irregulares.O que dificulta o desenvolvimento de atividades agrícolas.

Tropical de altitude: típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.

Tropical atlântico: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.
Subtropical: clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.



Importancia de conhecer o clima, para os Arquitetos.

O estudo do clima do local em que se vai iniciar um projeto é de extrema importâcia para que seja garantido o conforto térmico àqueles que irão realizar alguma atividade ali, seja morar, estudar ou trabalhar visando um maior redimeto das mesmas. Tal estudo do clima é importante tambem no contexto atual que vivemos em que se busca cada vez mais a sustentabilidade, pois atraves desses estudos é possivel encontrar soluções arquitetônicas que utilizem mais os recursos naturais, como por exemplo luz solar, e ventos, para que aja a conservação de outros recursos, como a energia eletrica, e que seja dispensavel, ao menos em determinados momentos o uso de aparelhos como o ar- condicionado por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário