Passaram por aqui...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Clima Tropical quente e úmido

Enumerei algumas atitudes que podem ser tomadas pelos arquitetos ao construirem obras em locais que possuam o clima Tropical Quente e Úmido.  

1- A primeira delas é permitir a circulação dos ventos, evitar que se formem barreiras para a circulação dos mesmo, dispensando assim em determinados momentos o uso do ar-condicionado, por exemplo.Essa ventilação tambem permitirá que aja um pequeno resfriamento a noite, sem causar frio, ja que nesse tipo de clima a temperatura da noite não é tão diferente da diária. Janelas e varandas são ótimas soluções para esse clima.


2- A utilização de cores claras nas fachadas das construções tambem são importantes, pois assim o calor será refletido ao invés de ser absorvido.

3- Deve-se evitar nas fachadas materiais que retenham e absorvam o calor.

4- As árvores podem ser usadas pra fazer sombra porem sem impedir a passagem dos ventos. 

5-O teto deve ser alto para facilitar a ventilação, inclinado para que a chuva possa correr com mais facilidade e  se possivel possuir aberturas que tambem facilitem a ventilação. 


6-Paredes finas que não retenham muita umidade e com vedos. 

7-O piso um pouco elevado para evitar a umidade do solo.

8- As edificações devem ser feitas respeitando um espaço entre elas para que aja circulação dos ventos e dissipação do calor.

9- Placas solares e sistemas condutores de aguas das chuvas são soluções sustentaveis e combinam perfeitamente com o clima tropical quente e úmido.




Um comentário:

  1. Cara Lory,

    Já adicionei seu blog à lista. Estou terminando a aula de amanhã, para a qual lhe aguardo, e em breve lerei suas postagens com calma.

    Parabéns pelo blog!

    Denise

    ResponderExcluir