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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Relatório sobre mapas temáticos



1.                Introdução

1.1.      Conceitos de mapas temáticos e impressão pessoal
O presente trabalho tem por objetivos apresentar conceitos básicos sobre mapas temáticos e
fazer uma analise através da correspondência dos mapas temáticos feitos da Rua Jardim Alvorada e parte da Av. Dorival Caymmi, no bairro de São Cristovão em Salvador na Bahia.
O Mapa temático trata-se de uma forma de analisar dados de determinado locais utilizando imagens aéreas da região analisada, e programas criados exatamente para o mapeamento e reunião dessas informações. Estes podem ser utilizados de diversas formas tanto para fornecer informações sobre localizações particulares, quanto informações gerais sobre padrões espaciais, e para a comparação desses padrões através do cruzamento das informações contidas em dois ou mais mapas.
Para a elaboração deste trabalho foram feitos, através de imagens aeres, oito mapas com os seguintes temas: Uso do solo; Usos vitais noturnos; Usos vitais diurnos; Iluminação pública; tipologia das fachadas; Percepção de conforto e segurança diurnos, percepção de conforto e seguranças noturnos calçadas e através dos cruzamentos dessas informações criou-se o seguinte relatório contendo as conclusões analisadas nos mapas.
Para a melhor compreensão do trabalho, farei uma rápida descrição do bairro segundo a minha impressão sobre o mesmo:
O bairro de São Cristovão é um bairro que se encontra num momento de ascensão, apesar de ser um bairro humilde, vem sofrendo grandes investimentos que estão favorecendo e chamando a atenção para o mesmo; apresenta ainda poucos prédios, sendo que as moradias ainda são casas grandes num estilo de cidades de interior, as ruas são largas, possui um grande fluxo de carros, e muito comercio. Apesar de ainda ter reputação de bairro violento, isso vem sendo derrubado pouco a pouco, pois depois dos investimentos feitos, o policiamento triplicou em relação há tempos atrás, permitindo o cidadão viver bem sem grandes preocupações.

Após o cruzamento de informações entre os dados podem-se constatar problemas, causas, fatores e até ser possível citar algumas soluções para os mesmos

2.                Mapas temáticos

2.1.      Conceitos iniciais
Para que o trabalho possa ser entendido de uma melhor forma, sera apresentado os conceitos básicos de mapas temáticos, assim como os de geoprocessamento, cartografia e Sig que originaram a analise feita por mapa temático.
“Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.”

O estudo dos mapas foi o pontapé inicial para analises feitas com mapas temático, essa ciência sofreu bastantes modificações ao longo do tempo, com a popularização de computadores, a introdução da fotografia aérea, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão foi possível fazer estudos muito mais detalhados.
Os mapas que antes e4ram feitos a mão, passarem a ser feitos utilizando softwares próprios chamados SIGs (Sistemas de Informação Geográfica), facilitou ainda mais a coleta de dados e o geoprocessamento tornando possível também a formação de bases de dados; assim srge também o conceito de mapa temático
Mapa temático nada mais é que a utilização de mapas, que possuem temas pré-definidos pela pessoa que vai fazer a analise, apartir desse tema deve-se coletar dados precisos visando encontrar problemas e soluções para os mais variados fenômenos sociais e ambientais
O mapa temático é um instrumento da cartografia que possui função de facilitar o trabalho da compreensão do objeto de estudo. Uma das funções do mapa é informar, por isso, este mapa deve ser claro do seu objetivo, é preciso ter clareza do que esta sendo representado; pois muitas informações contidas em um mapa dificultam a leitura.

Além de detectar problemas através do cruzamento das informações, os mapas temáticos quando iguais feitos com certa periodicidade também ajudam a constatar se as soluções tomadas para a resolução dos problemas encontrados anteriormente estão apresentando resultados.

3.                Temas dos mapas

1.1.1.     Mapa de Uso do solo

Como o próprio títulop sugere, esse mapa tem por objetivo caracterizar quais são as funções destinadas em cada canto da área analisada.

2.1.1.     Mapa de Uso Diurno

Neste mapa encontra-se representado quais as atividades vitais que acontecem durante o dia no bairro/ rua apresentado.

3.1.1.     Mapa de Uso Noturno

Neste mapa esta representada as atividades que estão em funcionamento a noite no bairro/ rua analisado.

4.1.1.     Mapa de iluminação Pública

Este mapa busca representar o estado da iluminação publica no bairro/rua representado.

5.1.1.     Mapa de calçadas

Demonstra como eesta o estado atual das calaçads no bairro/rua analisado, assim como constatar qual a tipologia das mesmas e seu impacto na vida dos moradores locais.

6.1.1.     Mapa de Tipologia das calçadas

Busca detectar qual a tipologia de fachada predominante na região analisada e seu impacto na vida dos moradores locais.

7.1.1.     Mapa de percepção própria de conforto e segurança diurnos e mapa de percepção própria de conforto e segurança noturnos

Trata-se da percepção do autor do relatório sobre a área analisada, tanto durante o dia, quanto durante a noite.

4.                Analise Cruzada

A análise cruzada trata-se de pegar as informações de cada mapa temático e fazer um cruzamento entre elas, no presente trabalho esse cruzamento busca uma relação de causa e efeito entres eles.



3.1.      Uso diurno x Percepção de Segurança Diurna
A percepção de segurança diurna esta ligada ao tipo de uso diurno, pois atividades comerciais e de lazer, por exemplo, atraem mais pessoas contribuindo para a movimentação local.

4.1.      Uso Diurno x Calçadas
Podemos cruzar o tema tipo de uso diurno também com calçadas, pois locais que tenham comércio, barracas e oficinas como na área analisada tendem a ter suas calçadas ocupadas  causando desconforto aos pedestres; que perdem seu espaço passando a dividir o espaço com os carros, isso ocorre também quando há falta de calçada.

8.1.1.     Uso Noturno x Percepção de segurança noturna

A percepção de segurança noturna esta ligada ao tipo de uso noturno, pois atividades comerciais e que propiciam algum lazer, como por exemplo, restaurantes, bares e pontos de acarajés, contribuem para a movimentação local aumentando a sensação de segurança, estas informações também estão ligados ao mapa de uso do solo, pois locais de comercio atraem pessoas durante o dia e locais de lazer e culto, por exemplo, atraem pessoas a noite.

9.1.1.     Uso Noturno x Tipologia das fachadas x Percepção de Segurança Noturno

As fachadas de locais de uso noturno geralmente são abertas e isso favorece a sensação de segurança, pois muros muito altos e com portões sólidos deixam os lugares com aspectos desérticos e essa sensação piora a noite, pois sempre ouvimos falar em crimes que acontecem nos famosos “paredões” em ruas que as casas e condomínios são extremamente protegidos por muros altos e fechados. Muros com grades já diminuem a sensação de insegurança e o aspecto desértico.

10.1.1.                        Uso noturno x Iluminação Publica x Percepção de Segurança Noturno

Locais de uso noturno necessitam de iluminação, isso influencia no aumento da iluminação das ruas favorecendo também a sensação de segurança, pois é evidente que locais mais escuros conferem medo e desconforto ao cidadão, principalmente aos pedestres, por propiciar a ação de marginais, locais assim acabam ficando cada vez mais desérticos.

11.1.1.                        Uso Noturno x Calçadas

Podemos cruzar o tema tipo de uso noturno também com calçadas, pois locais que tenham restaurante, pizzarias, pontos de acarajés e lanchas, por exemplo, na área analisada tendem a ter suas calçadas ocupadas causando desconforto aos pedestres; que perdem seu espaço passando a dividir o espaço com os carros.

12.1.1.                        Calçadas x Iluminação Pública

Calçadas em estado ruim de conservação ou estreitas demais se tornam um tanto perigosas a noite para pedestres se não possuírem uma boa iluminação publica, isso se torna ainda mais arriscado no caso de pessoas idosas e crianças, que estão mais propicias a sofrerem quedas e escorregões.

13.1.1.                        Calçadas x Percepção de conforto

A percepção de conforto e segurança tanto diurna quanto noturna esta ligada também ao mapa de calçadas, se estas são largas, bem pavimentadas e sem obstáculos causam mais conforto fazendo com que mais pessoas caminhem naquele local, aumentando assim também a sensação de segurança, enquanto que aquelas muito estreitas e com pavimentação ruim afastam os pedestres que tendem a evitar tais situações.

5.                Considerações Finais

Podemos concluir após o cruzamento de todas as informações dos mapas, que a formatação da cidade tem influencia muito importante na vida dos cidadãos e que muitos problemas podem ser evitados se esta estiver na formatação correta. Vimos também que locais que possuem comércio ou atividades que atraiam pessoas durante o dia e durante a noite sofrem um pouco menos com alguns dos problemas que já foram vistos anteriormente.
Iluminação publica, bom estado das calçadas, prédios e casa com grades e janelas são pontos essenciais para o aumento da segurança do cidadão, principalmente dos pedestres.Vale ressaltar que o arquiteto e urbanista tem papel fundamental na formatação da cidade em si, ainda que não possa se responsabilizar por tudo; portanto um estudo detalhado sobre o funcionamento e o comportamento urbano, como o que foi feito com os mapas temáticos é de extrema importância para este profissional na hora da tomada de decisões.

6.                Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartografia

http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/mapas-tematicos-3705747.html



Um comentário:

  1. Olá Lory,

    acredito que você colocará este material no formato correto! Dê uma olhada na ABNT também. Os subtítulos possuem numeração conforme a sequência dos títulos. Ex.: 3 MAPAS TEMÁTICOS (título) e 3.1 Uso do solo - A teoria (subtítulo). Se desejar acrescentar outro, será: 3.1.1 (Uso do solo na rua tal). Bem, peça a um outro colega para corrigir os erros gramaticais. Vejo dificuldade da sua parte com a regência e conjugação de alguns verbos por conta da busca pelo tempo do relatório, o qual pode ser na 3ª pessoa ou na 1ª pessoa do plural em alguns casos. Enfim, adote o padrão da 3ª pessoa. Veja o uso do passado - relatório versa sobre algo do passado, para este caso. Observei que seus cruzamentos têm texto que reportam o que é errado e o que seria certo, porém não notei que fossem o que de fato há no seu mapa (por sinal, onde estão eles?). Na introdução há paragrafo dispensável. Reveja as considerações finais. Gramática - repetição de palavras e etc. Bjos e bom trabalho.

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