Passaram por aqui...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Máscara de sombra

A máscara de sombra consiste em representar graficamente, nos diagramas solares, os obstáculo quem impedem a incidência solar em determinado local e em determinadas horas.

A incidência solar numa edificação depende de vários fatores, dentre eles, do entorno da edificação,como por exemplo: altura dos prédios vizinho, arvores, morros e etc. Esse tipo de mascara chama-se máscara de sombra urbana.

Outro tipo de máscara de sombra é aquela que depende da edificação e em determinados casos pode ser modificada de acordo com a necessidade do morador através das proteções solares (brises).O tipo de brise e suas dimensões são função da eficiência desejada. Para projetar proteções solares, a segunda informação que deve ser conhecida é o tipo de mascaramento que cada tipo de brise proporciona.

  Tipos de protetores solares.


Os brises horizontais -  Impedem a entrada dos raios solares através da abertura a partir do ângulo de altitude solar. O traçado do mascaramento proporcionado por este brise é determinado em função do ângulo alfa α.

Os brises verticais impedem a entrada dos raios solares através da abertura a partir do ângulo de azimute solar. O traçado do mascaramento proporcionado por este brise é determinado em função do ângulo beta β.

Em situações reais raramente encontraremos um brise infinito, portanto para saber onde ele termina, devemos determinar outro ângulo, o ângulo gama
γ.Através da determinação do ângulo gama, formaremos os brises finitos ( horizontais finitos e verticais finitos). Obtidas essas informações pode-se formar diferentes combinações de brises misturando verticais com horizontais, os chamados brises mistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário