Passaram por aqui...

terça-feira, 27 de março de 2012

Arquitetura Sustentável e Frank LLoyd Wright

A arquitetura sustentável busca uma construção que utilize os recursos naturais, visando a economia de agua e energia, causando menos impactos ao meio ambiente.Atualmente esse tipo de arquitetura vem sendo muito buscada, e esta sendo aprimorada cada vez mais, devido ao surgimento de várias ideias sustentáveis.

Uma solução sustentavél que vem sendo bastante falada por ai, é a utilização de placas solares para a captação de energia solar, esse recurso ajuda a diminuir os gastos com energia eletrica e é bastante eficiente para pessoas, que assim como eu, moram num lugar com o clima quente. 

A captação da agua da chuva, é uma ótima idéia, apesar de não ser propria para beber, essa agua pode ser usada nas descargas de banheiros, para molhar o jardim, lavar o carro,lavar a varanda...enfim, os custos com a conta da agua seram diminuidos, alem de estar economizando água.

O telhado verde é uma nova tecnica de sustentabilidade esse tipo de telhado se adapta a construções com telhado inclinado ou laje plana e podem substituir as telhas comuns ou se sobreporem a elas. No entanto é preciso ter cuidado e saber se a estrutura da edificação suporta o esse peso extra.Vale resaltar tambem que é necessário colcar drenos para evitar que a agua absorvida vá para o telhado propriamente dito.O telhado verde pede limpeza semestral, adubo a cada ano e poda (no caso de grama).Vantagens: Além da estética, o telhado verde reduz ruídos externos, aumenta o conforto termico, melhora a eficiência energetica, auxilia no combate a enchente por reduzir a velocidade do escoamento de agua da chuva.

A arquitetura sustentável possui vários caminhos, utilizar mais os recurso de luz, e ventilação natural, reciclar materiais, utilizar materiais orgânicos, sustentáveis e menos poluentes, utilizar madeira de reflorestamento, enfim, essas e outras atitudes contribuem para um arquitetura sustentavel.


Pesquisando sobre arquitetura sustentável, encontrei essa obra de Frank lloyd Wright que é considerado o pai da arquitetura orgânica que busca a integração harmoniosa do homem, da construção e da paisagem, é um arquitetura que busca a implantação do projeto no ambiente sem causar tantas modificações a este, sendo o projeto moldado aquele lugar respeitando as suas características naturais considerando clima, as árvores, a topografia visando a  economia de energia e funcionalidade. Frank tambem pregava o uso de materiais naturais.


Falling water





 

Um comentário: