Passaram por aqui...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Museu de São Paulo- Masp

 


O museu de São Paulo, é uma obra arquitetônica projetada por Achillina Bo, conhecida como Lina Bo bardi, uma arquiteta modernista italo-brasileira, nascida em 5 de dezembro de 1914, em Roma.

Lina seguiu a tendência arquitetônica surgida após a Primeira Guerra Mundial, o Modernismo, ao analisarmos características como os materiais utilizados por ela, principalmente o betão armado e o vidro. “Estes materiais, que inicialmente só eram aplicados nos edifícios industriais e nas construções funcionais, foram conquistando, aos poucos, os projetos arquitetônicos tradicionais. Foram sobretudo as possibilidades arquitetônicas nuca imaginadas do *betão que revolucionaram a arquitetura,” prova desta afirmação é o fato de que o betão armado foi o responsável por permitir a criação do vão de mais de 70 metros apoiados em quatro enormes pilares, sendo esta a principal característica desta obra de Lina, e o que mais chama atenção na mesma.

Outras características a serem entendidas como modernista, são a utilização de uma estrutura funcional, ou seja, a disposição do espaço interior para ser utilizado de acordo com necessidades funcionais e o acabamento simples com concreto a vista, caiação e vidros temperados renunciando as decorações ornamentais supérfluas muita utilizado no período arquitetônico anterior.

* Concreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário