"Saber ver arquitetura", é uma boa indicação de livro para quem esta iniciando os estudos em Arquitetura, Bruno Zevi apresenta a arquitetura em seu livro atraves de diversos ângulos diferentes, ajudando-nos a entender a historia da mesma, como ela tomou forma, e como ela é vista geralmente pelas pessoas que não possuem contato direto com ela.
Bruno Zevi tambem faz uma critica a maneira como muitas pessoas encaram a arquitetura, ao fato de a enxergarem como algo dispensavel, não entenderem sua importancia e nem a reconhecerem como arte, o que ele chama de " ignorância da arquitetura".
No livro é abordado temas recorrentes as arquiteturas gregas, romanas, cristãs, barroca e o espaço urbanístico no século XVI., assim como as diversas maneiras de interpretação da arquitetura: política, filosofico-religiosa, cientifica, economico-social, materialista, tecnica, fisiopsicologicas, formalista e espacial!
Sobre o autor:
Bruno Zevi, arquiteto, critico e historiador, nasceu em Roma em 22 de janeiro de 1918, foi bastante importante no contexto da teorização e introdução da historiografia da Arquitetura moderna. Durante o período fascista, Zevi exilou-se nos Estados Unidos da américa e lá recebeu fortes influências da arquitetura orgânica e principalmente de Frank Lloyd Wrigth. Zevi, que era um personagem muito popular na Itália e um dos grandes
nomes da arquitetura, manteve uma coluna no semanário “L’ Espresso”,
desde o ano de 1955. Foi também diretor do “Arquitetura, crônicas e
historiar".Formado sob o regime de Benito Mussolini, Zevi sempre susteve
sua oposição à arquitetura fascista, que pretendia imitar as formas do
império romano. Escreveu, alem do livro "Saber ver arquitetura", outros livros famosos, como por exemplo: "A linguagem moderna da arquitetura” e “História da arquitetura moderna”
olá preciso falar com vc urgente sobre o tema flinstons geisa@r7.com
ResponderExcluir